Atendimentos


Transtornos no Neurodesenvolvimento
Distúrbios de aprendizagem
Atraso do desenvolvimento está presente em crianças e bebês que não apresentam habilidades esperadas para a sua faixa etária.
Isso inclui: Atraso motor – como a Paralisia cerebral, Atraso de fala, Dificuldades em interação social – como nos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alterações cognitivas.

Condições que levam a uma dificuldade no âmbito escolar, como os transtornos específicos de aprendizagem, dentre eles a Dislexia, e os transtornos hiper motores e atencionais, como o TDAH.
Epilepsia
Desde crises febris até a epilepsia de difícil controle, a infância é uma das faixas etárias em que as crises epilépticas ocorrem em maior frequência. A identificação nem sempre é simples, uma vez que alguns tipos de crise, como as crises de ausência, são de difícil identificação. Ajuda sempre deve ser procurada em caso de crises convulsivas, uma vez que o tratamento precoce modifica o desfecho.

Dor de cabeça
Crianças também sofrem com dores de cabeça. Algumas delas inclusive podem ser acometidas com outros tipos de cefaleias, como a enxaqueca, especialmente naqueles em que pais ou irmãos já são acometidos. A consulta com o neuropediatra busca a exclusão de sinais de alarme e causas de maior gravidade, além de guiar um tratamento para melhor qualidade de vida.

Doenças genéticas com alterações neurológicas
Diversas condições genéticas como a Síndrome de Down, a Esclerose Tuberosa e outras doenças neuro cutâneas, a Síndrome do X-Frágil, síndrome de Rett tem manifestações neurológicas como a hipotonia dentre outros que necessitam de abordagem especializada.

Alterações do humor
Crianças e adolescentes com sintomas de ansiedade e depressão podem estar vivenciando dificuldades em outros campos, como o escolar e o social, que, quando corretamente abordadas, auxiliam na melhoria do paciente.

Seguimento do bebê de risco
Diversas situações durante o período da gravidez e nos primeiros dias de vida podem aumentar o risco de complicações neurológicas. Dentre elas, a prematuridade se mostra como a mais frequente. Bebês com infecções no período neonatal, falta de oxigenação ao nascer ou necessidade de ventilação nos primeiros dias de vida, sangramento intracraniano são alguns exemplos de bebês que devem ser ativamente rastreados, com consultas regulares no neuropediatra.
Doenças mais atendidas pelo Neuropediatra
-
Transtorno do Espectro Autista (TEA);
-
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
-
Atraso do desenvolvimento;
-
Transtornos de aprendizagem (Dislexia e Discalculia);
-
Acompanhamento do bebê de risco;
-
Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD);
-
Doenças relacionadas à prematuridade;
-
Distúrbios do Sono;
-
Cefaleia (dor de cabeça);
-
Epilepsia;
-
Paralisia Cerebral;
-
Doenças Neuromusculares;
-
Erros inatos do metabolismo;
-
Síndromes genéticas;
-
Transtornos do movimento;
-
Doenças Raras.

